Campanha Setembro Amarelo

"Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo teve início em 2014, concentrado em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Alguns destaques em 2015 foram a iluminação de monumentos como Cristo Redentor no Rio de Janeiro/RJ, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília/DF, o estádio Beira Rio em Porto Alegre/RS, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza/CE, Ponte Anita Garibaldi em Laguna/SC, e o Palácio Campo das Princesas em Recife/PE."
(Lorenzetti , André. Setembro Amarelo. Centro de Valorização da Vida | CVV, 2016, São Paulo. Disponivel em: <http://www.setembroamarelo.org.br>. Acesso em: 09/08/2016.)


            No ano de 2015 os Acadêmicos de Psicologia da Unigran iniciaram as Atividades do Setembro Amarelo no campus de Dourados MS, com distribuição de balões amarelos, adesivos e panfletos no centro acadêmico,  no dia 30 de julho de 2016 foi realizado na Câmara Municipal de Dourados o I Seminário e Audiência Pública "Promoção à Vida Prevenção ao Suicídio, sobre a prevenção ao Suicídio, proposto pelos vereadores Sergio Nogueira e Marcelo Mourão iniciando às 19:00h, estavam  presentes os debatedores: Dr Wendel Lissa Dalprá – psiquiatra especialista em medicina de família, a Psicóloga Prof.ª Mª Rosemeire Pereira Souza Martins – do curso de Psicologia da Unigran e Joe Graeff Filho – advogado e coordenador do curso de Direito da Unigran. O vereador Sergio Nogueira, propôs um projeto de lei que institui em Dourados a Campanha Setembro Amarelo, cria o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio, estabelece o Dia da Prevenção ao Suicídio no município sendo aprovado por unanimidade.
Em setembro de 2016 foi executado o projeto aprovado pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN e a Câmara de Vereadores do Município de Dourados MS da autoria de Sandro de Toledo e José Américo Dinizz, sob a orientação da Prof.ª Mª Elizete M. Bachi  Comerlato "Setembro Amarelo em Prol da Vida" onde houve uma mesa de debate no auditório do bloco 1 da Unigran no 01 de setembro, composta por Representante do Corpo de Bombeiros de Dourados (2.º GBM) - Major QOBM Frederick Caldeira da Rocha, representante da SAMU de Dourados - Dr Eduardo Antonio da Silveira, Dr. Wendel Lissa Dalprá, Psicóloga e Prof.ª M.ª Elizete M. Bachi Comerlato e o representante da Secretaria Estadual de Educação (SED), Professor Bruno Moreira. Durante o mês houve entrevista na radio Coração com a participação da Psicóloga e Prof.ª M.ª Elizete M. Bachi Comerlato e o acadêmico Sandro de Toledo, entrevista ao jornal O Progresso pelo acadêmico Sandro de Toledo, palestra ministrada pela Prof.ª M.ª Elizete M. Bachi Comerlato na sede da Policia Federal de Dourados, palestrada ministrada pelo acadêmico Sandro de Toledo no Cras de Itaporã,  Palestra com o Capelão Hospitalar e Professor Edilson dos Reis no auditório do Bloco 01 da UNIGRAN e o fechamento na praça Antonio João no dia 01 de outubro com entrega de adesivo e panfletos e uma cerimônia simbólica de passagem da campanha Setembro Amarelo para a campanha Outubro Rosa, todas as atividades relacionadas sobre o tema Prevenção ao Suicídio.
Com o trabalho desenvolvido os profissionais, Psicóloga e Prof.ª M.ª Rosemeire Pereira Souza Martins , Psicóloga e Prof.ª M.ª Elizete M. Bachi Comerlato, Capelão Hospitalar e Professor Edilson dos Reis, o Vereador Sergio Nogueira e o Acadêmico Sandro de Toledo, observaram a necessidade da realização do I Curso de Prevenção ao Suicídio de Dourados, com o objetivo  reduzir os casos de suicídio no município.
O intuito deste curso é criar uma rede de alternativas quanto ao tema e indicar um caminho de conhecimento, compreensão e métodos de auxílio aos que estão passando por uma situação de crise e vêem o suicídio como sua única saída.


Comentários

GAV

CVV